IMG_05022018_091212_0.png
..::data e hora::.. 00:00:00

Clea Ana Seganfredo

Educadora, Escritora, Parapsicologa.

QUESTÕES DE EDUCAÇÃO

A ESCOLA, OS ADOLESCENTES E O USO DE DROGAS

A preocupação com ações de Prevenção ao Uso de Drogas não pode ser unicamente da Família. A ESCOLA é um dos agentes que mais pode contribuir para formar uma consciência antidrogas. Não é tarefa fácil. É um desafio.

A Escola é a instituição que promove a educação e que possui maiores condições de executar um Programa de Prevenção, pois ali se concentra a clientela de maior risco: crianças e adolescentes.

O ponto central dessa orientação deve ser o de formar no aluno uma consciência antidroga - isso implica na formação de atitudes e valores.

É urgente, desenvolver um Programa sistemático e concreto de prevenção que comporte:

a - informação científica inserida nas disciplinas do Currículo Escolar;

b - desenvolver entre alunos, professores e pais um intercâmbio de informações, desenvolvendo e adotando uma postura científica e democrática ao tratar do problema das drogas;

c - promover uma educação em favor da vida: ter muito claro a proposta de quais os valores a serem trabalhados, que tipo de pessoa, que modelo de sociedade se quer construir.

d - desenvolver o senso crítico que permita avaliar as situações sociais, políticas, econômicas que enfrenta: os falsos valores, os preconceitos, o consumismo, o individualismo, a desagregação familiar, o sexo sem responsabilidade.

A ESCOLA TEM O PODER DE REVETER O PROCESSO DE ALIENAÇÃO EM QUE O JOVEM ESTÁ INSERIDO.

 Ajudar o adolescente a tornar-se consciente de sua força, libertando-se das forças dos modismos e de ideologias negativas,construindo uma IDENTIDADE FORTE E SAUDÁVEL, na busca da auto-realização pessoal e profissional.

AOS PAIS CABE OBSERVAR, QUESTIONAR, AVALIAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA ESCOLA, PARTICIPANDO DA AÇÃO EDUCATIVA.

Clea Ana Seganfredo




capitaçao jornal fique eseprto.jpeg

Show da Tarde com Tadeu Soares

Segunda á sexta-feira, das 12 ás 14 hs. 

Endereço:
Rua Docilicio Luz n. 1221
Bairro São Luiz - São José SC.
Cep. 88106-800

jornalfiqueespertots@gmail.com

IMG_05022018_091212_0.png